Emancipação Política: 1799
Gentílico: CEARENSE
Unidade Federatíva: ce
O Ceará possui mais de 88 praias, 13 delas localizadas em Fortaleza e o restante espalhadas pelos municípios, algumas desertas e selvagens e outras badaladas e conhecidas internacionalmente.
- Aqui fica o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.
- Praias lindas, mas também tem serras com clima frio, lagoas e cachoeiras que merecem a sua atenção durante a visita.
- Jericoacoara já foi considerada a 4ª melhor praia do mundo pelo jornal Huffington Post, que inclusive, colocou Fernando de Noronha apenas em 39º lugar.
- As praias mais famosas do estado são Praia do Futuro, Jericoacoara e Canoa Quebrada, mas outras praias têm feito sucesso com os visitantes, como Lagoinha, Águas Belas e Morro Branco.
- Conhecido como terra do humor por ser o berço de grandes humoristas do Brasil, como Chico Anysio, Tom Cavalcante, Tiririca, Shaolin e Renato Aragão.
- Dentre as comidas típicas favoritas dos cearenses estão a tapioca, baião de dois e carne do sol com macaxeira.
- O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea, em Redenção, que passou a ter esse nome em 1889, por causa do feito. Começando em 1883 e em 25 de março de 1884, todos os escravos foram declarados libertados.
- Dois grandes escritores brasileiros são cearenses, sendo José de Alencar e Rachel de Queiroz.
- Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a 5ª cadeira em 4 de novembro de 1977.
- Foi a partir da observação de um eclipse solar na cidade de Sobral, interior do estado, que a teoria da relatividade geral de Albert Einstein foi comprovada.
- O Brasil já teve dois cearenses na presidência, Castelo Branco e José Linhares.
- Luma Nogueira de Andrade, natural de Morada Nova, foi a primeira trans doutora do Brasil, concluindo seu doutorado em 2012.
- O Ceará importou e tentou criar dromedários em 1959, na intenção de que o animal substituísse os cavalos no transporte de cargas, principalmente, nos anos de seca. Trouxeram 14 animais da espécie, direto da África, causando muita agitação, porém os bichinhos não sobreviveram ou tiveram que ser vendidos.
- Uma das descobertas mais importantes no Brasil sobre fosseis foi no Ceará. A descoberta da espécie Santanaraptor placidus, nomeado com a cidade onde foi encontrada, Santana, e o professor fundador do museu de Paleontologia, Placido. A descoberta foi importante porque o fóssil era muito preservado, com músculos, vasos sanguíneos e demais tecidos moles conservando a sua estrutura tridimensional. Um dos mais conservados do mundo.
- quiraz já foi a capital do Ceará. Se você ama praias do estado, deve saber que Aquiraz possui muitas praias lindas, como Porto das Dunas, Prainha e Barro Preto, mas saiba que o município foi a primeira capital do Ceará, permanecendo até 1726, quando Fortaleza recebeu o posto.
O Ceará mantém a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico como principal instituição de fomento científico e tecnológico do estado.[179] Fazem parte ainda do sistema de C&T do Ceará a Fundação Cearense de Meteorologia, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e as universidades estaduais. O Governo federal tem duas unidades da Embrapa no estado: Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza e Embrapa Caprinos em Sobral. Instituições privadas de destaque são o Instituto Atlântico e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O principal espaço de desenvolvimento científico do estado é o Campus do Pici, em Fortaleza, abrigando boa parte dos laboratórios da Universidade Federal do Ceará e outras instituições como o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Nordeste e a sede da rede GigaFOR e vários cursos de pós-graduação. Em todo o estado são ofertados 154 cursos de pós-graduação sendo 103 de mestrado e 51 de doutorado.[180]
O Ceará tem destaque na história e na pesquisa astronômica do Brasil. O Rádio-Observatório Espacial do Nordeste do INPE instalado em Eusébio é o maior radiotelescópio do Brasil. A Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), com sede em Fortaleza, é uma das principais instituições divulgadoras da astronomia no país.[181]
Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o Ceará passou e integrar a Rede Internacional de Centros para Astrofísica Relativística (Icranet). Essa integração visa orientar os cursos de graduação em física das universidades UVA e UECE, respectivamente em Sobral e Fortaleza, para estudos nas áreas de astrofísica, astronomia e criar um programa de pós-graduação específico na UECE.[182]
O primeiro registro de fósseis no Brasil se deu com o livro "Viagem pelo Brasil" (Reise in Brasilien), publicado entre 1823 e 1831, relatando a descoberta de um peixe Rhacolepis na atual cidade de Jardim.[183] A bacia sedimentar da Chapada do Araripe conta com uma formação muito rica em fósseis da flora e fauna do Cretáceo, boa parte em excelente estado de preservação, sobretudo na cidade de Santana do Cariri.[184] Os fósseis da região tem sido importantes para comprovar a deriva dos continentes africano e sul-americano.[185]
Nessa área foi estabelecido o Geoparque Araripe, o primeiro do gênero no Hemisfério Sul, visando a proteger sua significativa importância geológica e paleontológica.[185] O trecho mais importante do geoparque é a Formação Santana, que se destaca por conter os primeiros registros de tecidos moles (não ósseos) de pterossauros e tiranossauros do mundo, as primeiras fanerógamas fósseis da América do Sul e várias espécies de peixes fossilizados.[183] Na cidade de Santana do Cariri existe o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri que ajuda no estudo e divulgação científica paleontológica.
Turismo
O Ceará é um dos estados com maior faixa litorânea, e vem dessa grande extensão boa parte de sua fama turística. As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco, Praia de Flecheiras, Praia de Morro Branco, Praia de Ponta Grossa, Praia de Tatajuba, Lagoinha, Porto das Dunas, na qual está o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina,[175] dentre outras.
Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda, o Museu da Antropologia, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga, dentre outras instalações, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Museu da Cultura Cearense, Museu Sacro São José de Ribamar e Museu Dom José [177] ambos importantes museus de arte sacra do Brasil, Museu da Cachaça, dentre outros, e os centros históricos da cidades de Sobral, Icó, Aracati e Viçosa do Ceará, tombados como patrimônio nacional pelo IPHAN.
Outras atrações destacáveis são: Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Casa de Juvenal Galeno, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Sobrado do Doutor José Lourenço, Academia Cearense de Letras, Instituto do Ceará, Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras
Área: 148.920,00
População estimada: 8452381
Densidade: 60,94
Clima: TROPICAL E SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 0,00
Qual o seu nível de satisfação com essa página?